COLETIVOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
ANEPOP - Articulação Nacional de Extensão Popular
PROJETOS, PROGRAMAS E AÇÕES DE EXTENSÃO DA UFPB
Projeto PalhaSUS
Coordenador: Aldenildo Costeira
O PalhaSUS surgiu na Universidade Federal da Paraíba, em
2010, a partir de duas questões pertinentes: A primeira, distanciamento do
profissional para com as pessoas no processo de cuidado, atitude influenciada
pelo desenvolvimento tecnológico e o modelo médico; a segunda, necessidade de desenvolver o
autocuidado dos estudantes em formação, que, em função das diversas pressões
acadêmicas (carga horária, volume de conteúdo de aprendizagem, expectativas
familiares, da sociedade e de si mesmo) passam a sofrer com mecanismos
estressores.
É um projeto de extensão popular no qual a figura central
de suas intervenções é o palhaço cuidador, uma mistura da criticidade e
irreverência do palhaço e o mais sublime sentimento empático. Caracteriza-se
por trabalhar o desenvolvimento da humanização e do autocuidado do futuro
profissional de saúde que não é praticado no dia a dia nos ambientes
hospitalares, onde, muitas vezes, observamos um atendimento mecanizado e sem a
prática da humanização como uma das ferramentas no processo de recuperação dos
usuários.
O participante do projeto recebe uma formação em palhaço
cuidador, que se dá através da Oficina do Riso. Por meio desta oficina, ocorre
uma ampliação da visão de cuidado, em que se passa a enxergar a realidade com
olhos mais generosos e humanitários. Depois o extensionista passa a atuar em um
dos cenários de prática do projeto. As atuações são dadas em cinco cenários,
sendo eles, Hospital
Universitário Lauro Wanderley, Hospital Padre Zé, Hospital São Vicente de
Paulo, Complexo psiquiátrico Juliano Moreira e a Instituição de longa
permanência Vila Vicentina Júlia Freire.
O
papel do palhaço também tem como objetivo ampliar o olhar sobre a promoção de
saúde e causar reflexões sobre qual saúde que estamos promovendo, trazendo
também um pensamento ao profissional de saúde de que a doença não é a
protagonista do ambiente, mas sim, o paciente. Mais do que causar efeitos
positivos com o cuidado do palhaço, oferecendo uma atenção especial ao
paciente, é importante causar um efeito positivo sobre os profissionais para
que estes saibam que não necessariamente a figura do palhaço precisa exercer
esse papel, mas sim todos os profissionais daquele cenário de prática, que
também podem e devem ser agentes transformadores de saúde.
NEPOPS - Núcleo de Educação Popular em Saúde da Paraíba
PACEPS – Projeto de Articulação dos Coletivos de Educação Popular em Saúde
Fórum Permanente de Educação Popular em Saúde da Paraíba
COEP – Coordenação de Educação Popular da UFPB
PPGE/UFPB –
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB
EXTELAR - Grupo de Pesquisa em Extensão Popular
CINE & MEDICINA - O Uso do Cinema como Estratégia Educativa/Integrativa na Formação Médica
Coordenadora:
Dra. Katy Lisias Gondim
Os
efeitos terapêuticos da Cannabis são
conhecidos desde antes de Cristo, tendo sido descritos na primeira farmacopeia
chinesa. Analisando nos dias atuais, muita coisa mudou, o uso medicinal da maconha
não acompanhou o desenvolvimento da indústria farmacêutica em
decorrência de fatores que fogem à questão científica e adentram nos
campos dos preconceitos sociais, dos interesses econômicos e da manipulação de
informações.
No
momento, muitos estudos começam a demonstrar que a Cannabis tem efeito terapêutico sobre diversas doenças, como a
paralisia agitante (mal de Parkinson), esclerose múltipla, câncer, AIDS, entre
outras. Em meio a todas as possibilidades terapêuticas da
Cannabis, é no tratamento das
síndromes epilépticas que tem atualmente sua ação melhor comprovada e difundida
pela mídia.
São
inúmeros os pacientes que, atualmente, beneficiam-se dos efeitos terapêuticos da planta. Pode-se citar reduções
impressionantes no número de convulsões de pacientes refratários a diversos
outros tratamentos, redução de dores crônicas, entre outros casos os quais a
maconha permitiu a esses pacientes uma melhor qualidade de vida. Porém, ainda
existem entraves legais no uso medicinal da maconha que esbarram no preconceito
e na falta de informação.Diante dessa perspectiva, o projeto “Cannabis Medicinal: a educação é o
melhor remédio e pode salvar uma vida” coordenado pela professora Dra. Katy
Lisias Gondim, tem como proposta trazer a conscientização da população por meio
da educação, baseada nos achados científicos e na realidade dos pacientes que
fazem uso da Cannabis. O objetivo
inicial é atingir os futuros prescritores e atuantes na área da saúde, um grupo
que por motivos já apontados e por falta de respaldo legal, ainda apresenta certa resistência.
Nesse
objetivo as atividades foram iniciadas pela manutenção de um constante processo
de aprendizado e atualização, variando entre levantamento sobre plantas nativas
e seus efeitos no organismo e estudos mais recentes em publicações
internacionais, garantindo aptidão em levar o conhecimento à população. A
partir do acúmulo de conhecimentos, foram produzidos materiais informativos,
como banners; criou-se a página do Facebook “Cannabis Medicinal – PROBEX UFPB”
que, continuamente, leva informação. Além
de todas as atividades, o projeto teve, como maior frente, a organização de um ciclo
de debates que se consistiu de duas palestras em diferentes centros da UFPB, nelas foram abordados diversos pontos desde o evidenciação
dos efeitos terapêuticos da Cannabis e seu funcionamento a nível molecular no
corpo humano até questões históricas e legais que tem pesar determinante na
realidade atual.
Após um período de muitas realizações e ações de
conscientização, mas sabendo que ainda há muito o que percorrer nessa luta, o
projeto Cannabis Medicinal: A
Educação é o Melhor Remédio e Pode Salvar uma Vida convida vocês a conhecer o projeto,
participar de suas ações e se informar sobre essa causa.
PEPASF - Projeto de Educação Popular e Atenção à Saúde da Família
SAÚDE, DIREITO E DIVERSIDADE
Coordenador:
Alexandre Medeiros
Os direitos considerados universais e inatacáveis são (ou
deveriam ser) comuns a todos os seres humanos. Como exemplos, pode-se citar o
direito ao respeito, à liberdade de pensamento e à saúde. Tomando como alicerce
esse pressuposto, os integrantes do projeto “Saúde, direito e diversidade”, do
Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba, abordam,
discutem e refletem sobre tais garantias dos cidadãos, bem como a ausência
delas em certas situações ou a dificuldade que alguns grupos sociais não
hegemônicos enfrentam para obtê-las. Além disso, é também tema de discussão do
projeto o desenvolvimento (por parte do Sistema Único de Saúde) de estratégias
que visam garantir a efetivação dos seus princípios. Organizando ciclos de
debates e planejando formas de inserir o assunto abordado nas graduações da
área de saúde (desenvolvendo mecanismos pedagógicos), o projeto difunde
conhecimento sobre a luta dos movimentos sociais por direitos que deveriam ser
garantidos a qualquer um.
A
organização de tais movimentos em suas respectivas lutas, a participação do
controle social no SUS visando tornar o sistema mais acessível e o empenho de
grupos específicos para conseguirem aquilo que deveria lhes ser básico estão
englobados na área de atuação dos extensionistas.Em suma, um projeto novo,
ainda dando seus primeiros passos, mas que muito tem a oferecer, visto que o
entendimento do direito à saúde como bem incorruptível e o respeito às
diferenças e às necessidades individuais são de extrema importância para qualquer
um que almeja exercer uma profissão na área da saúde, estando diariamente em
contato com os mais diversos tipos de seres humanos, devendo oferecer a todos
eles o melhor de si.
PARA ALÉM DA PSICOLOGIA CLÍNICA CLÁSSICA
Coordenadora: Marísia Oliveira da Silva
Para Além da Psicologia Clínica Clássica é um projeto do
Departamento de Psicologia vinculado ao Projeto de Educação Popular e Saúde da
Família – PEPASF, comportando alunos do curso de Psicologia da Universidade
Federal da Paraíba. Tem o intuito de promover uma formação mais humanizada e
consciente das questões sociais e políticas que formam as estruturas da sociedade,
buscando construir formas de pensar e fazer Psicologia num âmbito além do
modelo clássico de consultório, determinista e elitista.O “Para Além…”, assim
como o PEPASF, pauta-se nas correntes teóricas da Educação Popular, tendo como
principal nome Paulo Freire, possibilitando-nos pensar criticamente as
conjunturas que permeiam as diversas realidades que tomamos consciência durante
a vida e ao trabalharmos diretamente com as camadas mais populares da
sociedade. O Para Além da Psicologia Clínica Clássica, neste ano de 2016,
completou um ano de acolhimento por parte da Comunidade Santa Bárbara, onde
atuamos juntamente com o PEPASF, dividindo-nos em duplas formadas por um
estudante de Psicologia e outro estudante de curso da área de Saúde ou
Pedagogia.Nessas duplas, acompanhamos um ou duas famílias, acolhendo-as,
buscando uma escuta sensível, que proporcione um contato mais humanizado e
aberto com o indivíduo acompanhado, tendo como resultado, através da troca de
saberes, uma maior qualidade de vida para aqueles que são acompanhados e para
os que estão acompanhando. Além disso, essas experiências proporcionam uma
formação mais crítica e humanizada, características comumente carentes na
formação de profissionais que lidam diretamente com a saúde mental, física e a
educação de outros. Como em todos os anos, 2016 nos trouxe momentos de grande
aprendizado. As nossas reuniões semanais, vão de três a cinco, dependendo das
áreas onde cada estudante do projeto faz parte, dentro da conjuntura do PEPASF.
Os extensionistas se dividem entre visitas domiciliares e
grupos de cuidados de mulheres e crianças. Através disso foi possível que
construíssemos grandes debates entre nós, extensionistas, e entre a comunidade.
A compreensão de como a conjuntura política nacional transforma a
nossa vivência, e outros acontecimentos específicos, nos mostraram a
concretude das realidades díspares da sociedade. Isso vem transformando o nosso
pensar da formação que queremos e principalmente na atuação que procuramos ter,
estando cientes do nosso compromisso com o popular.
O Para Além da Psicologia Clínica tem reuniões nas
quartas, onde discutimos entre nós, alunos do PEPASF do curso de Psicologia,
questões mais pessoais abordadas dentro da comunidade em nossas visitas, sob
mediação da professora e coordenadora do projeto, Marísia Oliveira da Silva,
trazendo reflexões e trabalhando conosco nossas perspectivas sobre a vivência
na comunidade, e de que modo ela se transforma. A abordagem que norteia a
Psicologia dentro do PEPASF é a Humanista de Carl Rogers, que tem como alguns
preceitos, a visão não determinista do indivíduo, que o limita a seus
sofrimentos, mas entendendo-o como um sujeito com potencial para o crescimento,
para um caminho mais autêntico de vida, ciente e construtor de sua própria história.
ENFERMAGEM NA COMUNIDADE
Coordenadora: Dra. Patrícia
Serpa de Souza Batista
Trata-se de um projeto de extensão popular da Universidade
Federal da Paraíba que tem por objetivo desenvolver práticas de saúde com as
famílias e comunidades na perspectiva da Educação Popular, além de prestar
assistência a indivíduos que necessitam de cuidados específicos de enfermagem.O
projeto atua na comunidade Santa Bárbara, em João Pessoa (PB), e tem como
integrantes estudantes dos cursos
de enfermagem, tanto técnicos quanto bacharelandos e enfermeiros formados.
Constituem atividades do projeto: a busca ativa de famílias com indivíduos que
necessitam de cuidados de enfermagem; visitas domiciliares por duplas ou trios
de estudantes a essas famílias, onde são realizados os cuidados de enfermagem e
as trocas de saberes; reunião semanal nas quais casos são discutidos e
avaliados e ações são planejadas. Este projeto também realiza visitas e
ações comunitárias de forma interdisciplinar, em conjunto com estudantes de
variados cursos do projeto PEPASF e do Para Além da Psicologia Clínica, os
quais atuam na mesma comunidade. Essa abordagem metodológica, fundamentada em
Paulo Freire, caracteriza um processo de formação horizontal, no qual todos possuem um saber a ser
compartilhado, independentemente do grau intelectual, não sobrepondo o
conhecimento científico ao popular, possibilitando a geração de vínculo e a
troca de saberes entre os estudantes, professores e comunidades.
As contribuições recebidas por todos os envolvidos são a
promoção da saúde, produção do conhecimento novo, a transformação do
pensamento, a desconstrução de preconceitos, o empoderamento popular que é a
base para a formação da consciência crítica individual e através dela estudante
que reflete seu processo formativo.
Tal modelo de formação facilita a união de forças
populares, criando representações e coletivos que emanam da própria comunidade,
adquirindo, assim, autonomia de lutar pelos direitos coletivos e individuais.
Além das contribuições para a sociedade, o projeto traz contributos para a
formação social, reflexiva, política e humana dos futuros profissionais de
enfermagem, mudando o quadro atual da maioria que atua nos serviços privados e
públicos de saúde. Necessita-se de mais iniciativas de Educação Popular
para que as desigualdades sociais e os descasos com a saúde pública venham a
ser combatidos pela própria população, esta empoderada e politizada. Tal
realidade existirá a partir de iniciativas não apenas da extensão universitária
mas também de outros aparatos sociais, como igrejas, escolas e movimentos
sociais.
PROJETOS, PROGRAMAS E AÇÕES DE EXTENSÃO EM TODO O PAÍS
Estado em que é realizado
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Nome do projeto
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Instituição coordenadora do projeto
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Paraíba
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Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)
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Universidade Federal da Paraiba
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Mato Grosso do Sul
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Rastreamento, conscientização e educação sobre a Doença Renal Crônica (DRC) na população idosa no município de Dourados, MS
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Universidade Federal da Grande Dourados
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Santa Catarina
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Proposta de assistência de enfermagem a portadores de doenças crônicas não transmissíveis: hipertensão arterial e diabetes mellitus
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não é o caso
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Paraíba
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Projeto Vidas Paralelas
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Universidade Federal da Paraíba e Universidade de Brasília
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Paraíba
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Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR
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É um grupo de pesquisa, credenciado ao CNPQ. Está vinculado à Universidade Federal da Paraíba.
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Paraná
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Atuação Interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde
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Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
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Rio Grande do Sul
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Liga de Educação em Saúde
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Universidade Federal do Rio Grande
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Paraíba
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Título: Produção orgânica de camarão junto à comunidade pesqueira da Penha
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Universidade Federal da Paraíba
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Paraíba
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PalhaSUS
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Universidade Federal da Paraíba
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Paraíba
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Fisioterapia na Comunidade
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Universidade Federal da Paraíba
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Paraíba
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Criação de aves caipiras: uma alternativa para geração de trabalho e renda para as comunidades rurais
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As associações de moradores;
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Paraíba
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O conhecimento da Toxicologia e a prevenção de intoxicações na população de João Pessoa (PROBEX). e Atividades educativas no âmbito da Toxicologia para a população de João Pessoa (FLUEX)
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CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFPB
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Paraíba
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Curso de Formação de Extensão Popular
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Universidade Federal da Paraíba
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Bahia
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Rogerio Reis Benedito
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Faculdade AGES
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Sergipe
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literatura de cordel na saúde popular
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Não tenho instituição
Sou acadêmica de Enfermagem e escrevo e espalho os panfletos e livretos por desejo de mudança. Mas infelizmente são poucas às pessoas que valorizam a cultura nordestina, assim eu tenho alguns colaboradores. |
Sergipe
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Semana de Recepção aos Calouros
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Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Sergipe
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Paraíba
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Rede Educativa, Empreendedora e Colaborativa no Secretariado (RECOSEC)
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UFPB (Campus IV)
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Rio Grande do Sul
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pedagogia freireana:educomunicacao popular do campo
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Unipampa campus sao borja
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Espirito Santo
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PROJETO ESCOLA SAUDÁVEL
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Universidade Federal do Espírito Santo.
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Santa Catarina
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DANIELI ARSEGO ORO
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Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
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Santa Catarina
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SUSTENTABILIDADE: Neutralização e destino útil a resíduos orgânicos gerados em processos agroindustriais
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
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Rio Grande do Sul
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Projeto Girassol : ações direcionadas a promoção do desenvolvimento infantil
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Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
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Paraná
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Fronteira Intercultural
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Unila
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Paraná
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VISITAS PROGRAMADAS
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UNILA
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Paraná
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Entendendo os fenômenos da
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Universidade Federal da Integração Latino Americana
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Paraná
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Panambi - Alai Garcia Diniz
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Universidade Federal de Integraçao Latino-Americana.
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Rio Grande do Sul
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Jeferson Luís Lopes Goularte
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Universidade Federal do Pampa
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São Paulo
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Intersetorial Jardim Bassoli
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Os coordenadores do projeto são profissionais da Cáritas Campinas, Caps III Integração e do Orçamento Participativo.
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Mato Grosso
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PROJETO XINGU
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PROJETO XINGU, DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - UNIFESP
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São Paulo
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Envelhecer com Arte
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Universidade Federal de São Paulo
|
São Paulo
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PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA BAÚ DE HISTÓRIAS - CONHECENDO O COMPORTAMENTO LÚDICO DE CRIANÇAS ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DE CONTAR E CONSTRUIR HISTÓRIAS INFANTIS
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Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista
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Paraná
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O Luto e suas Interfaces
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Universidade Federal do Paraná
|
São Paulo
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“Mapeamento de Práticas Populares de Saúde de São Carlos” – MAPEPS
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Universidade Federal de São Carlos
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Rio Grande do Sul
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O que como determina minha saude
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Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional
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Santa Catarina
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ASSISTENCIA SOCIAL E SAUDE AO AGRICULTOR
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FMDR 25 DE JULHO
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Rio de Jeneiro
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Impactos Ambientais e à Saúde do COMPERJ no município de Itaboraí/RJ: uso de tecnologia educacional para empoderamento de atores da educação e graduandos de Enfermagem
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Universidade Federal Fluminense
Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ |
Minas Gerais
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Inclusão Digital para a ação social - Movimento em Rede
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Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas
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Paraíba
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SEOP - Serviço de Escuta e Orientação Psicossocial: Projeto de vida e trabalho
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Universidade Federal da Paraíba
Núcleo de Estudos Psicossociais da Exclusão/Inclusão e direitos humanos em parceria com a clínica escola de psicologia |
Rio de Jeneiro
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ABORDAGEM DO TABAGISMO FEMININO EM ESPAÇOS POPULARES: expandindo-se ações estratégicas compartilhadas de prevenção em um enfoque de gênero
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IESC/UFRJ
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Paraná
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Boas práticas de manipulação/fabricação e rotulagem de produtos alimentícios
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UFFS.
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Rio Grande do Sul
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PROGRAMA DE EXTENSÃO PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA
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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - CAMPUS URUGUAIANA
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Sergipe
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Projeto de Extensão de Práticas Integrativas de Saúde em Sergipe
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MOPS-SE
Universidade Federal de Sergipe |
Rio Grande do Sul
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Geosaúde
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IFRS
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Rio Grande do Sul
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Educação e prevenção como fatores de promoção de saúde para comunidade escolar do IFRS - Câmpus Rio Grande
|
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande
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Paraná
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ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS E AGENTES COMUNITÁRIOS: ESTRATÉGIA DE AÇÃO PARA SEGURANÇA ALIMENTAR E COMBATE À POBREZA
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Universidade Estadual de Maringá - UEM
Paraná |
Rio Grande do Sul
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Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS
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Rio Grande do Sul
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PROGRAMA ILHAS DO CONHECIMENTO
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UFRGS
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Mato Grosso
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“SABERES E PRÁTICAS DO CUIDADO: SUJEITOS E DIÁLOGOS”
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Universidade Federal de Mato Grosso
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Paraná
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Formação de professores em alimentação e nutrição para o ensino fundamental nas escolas municipais do sudoeste do Paraná.
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Universidade Federal da Fronteira Sul
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Pernambuco
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REORIENTAÇÃO UNIV. COM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE USANDO A ARTE NA MEDICINA.
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UFPE/UPE/UPAC
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Distrito Federal
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COMO ANDA A SAÚDE DO HOMEM NO PARANOÁ? OUVINDO A VOZ DE HOMENS NA SUA COMUNIDADE
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Universidade de Brasília.
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Alagoas
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CIDADANIA VIVA
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CONAM BRASIL
FAMECAL CMP/AL |
Rio de Jeneiro
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Amamentação Direito de todos- começando na Infância
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Amigas do Peito- grupo de mães que apóia a amamentação
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Minas Gerais
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Cuida-me: abordagem à pessoa com úlcera crônica
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Universidade Federal de São João del-Rei/Campus Centro Oeste Dona Lindu em Divinópolis
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Minas Gerais
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Grupo artesanato "Cuidarte"
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Não aplica.
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Minas Gerais
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Poço Limpo Sete Lagoas: Conscientização para a adequada utilização de água retirada de poços na cidade de Sete Lagoas - MG
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Universidade Federal de São João Del-Rei - Campus de Sete Lagoas
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Rio de Jeneiro
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Telessaúde UERJ
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro
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Minas Gerais
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Bem cuidar
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Universidade Federal de São João del Rei - CCO
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Ceará
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Maria Alzete de Lima
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Universidade federal do Piauí
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Bahia
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percepção da equipe de enfermagem da proposta de acolhimento a gestante na rede cegonha
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faculdades unidas de pesquisa ciências e saúde
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Piauí
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Yúla
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Universidade Estadual do Piauí
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Rio de Jeneiro
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ODONTOLOGIA MÉDICA
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Faculdade de Odontologia da UERJ
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Rio de Jeneiro
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Revitalização dos Conselhos da Região Norte e Noroeste do Estado do RJ
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Este projeto foi coordenado pela Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos RJ
Obs: Este projeto foi financiado pelo Ministério da Saúde e já ocorreu a prestação de contas. |
Roraima
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PROGRAMA DE METACONTINGÊNCIA CÃOAMÉ
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UFRR
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Bahia
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Educação Popular, Saúde e Cidadania
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Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Jequié, Departamento de Saúde 2. - Professora Mestre Ivone Gonçalves Nery (coordenadora), professora Mestre e Doutoranda Valéria Alves da Silva Nery (vice coordenadora) e acadêmico Rômulo
|
Piauí
|
PROJETO CUIDANDO DO CUIDADOR “SuPeRa”
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Universidade Estadual do Piauí
|
Piauí
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PROJETO “TÔ NA PAZ”
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Universidade Estadual do Piauí
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Piauí
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PROJETO SAÚDE DO HOMEM “EU SOU O CARA”
|
Universidade Estadual do Piauí
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Minas Gerais
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Sistema de Saúde e Educação: estreitamento do laços e ações conjuntas (Laços e Ações)
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A coordenação está a cargo do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS) , do Departamento de Psicologia da UFSJ.
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Minas Gerais
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CAPACITAÇÃO SOBRE CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DIABETES PARA OS USUÁRIOS DO CENTRO DE SAÚDE VENDA NOVA
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Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais
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Minas Gerais
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CONTRIBUIÇÕES PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO CENTRO DE SAÚDE VENDA NOVA
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Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais
|
Minas Gerais
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CONTRIBUIÇÕES PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE BIOSSEGURANÇA DO CENTRO DE SAÚDE VENDA NOVA
|
Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais
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Roraima
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Programa de Elaboração de projetos e Captação de Recursos Federais
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Universidade Federal de Roraima - UFRR.
|
Paraíba
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PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE DO TRABALHADOR - PEPST
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UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Paraíba
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PEPASF
|
UFPB
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Paraíba
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Articulação dos coletivos de saúde
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É gestado de modo coletivo.
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Paraíba
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Aquarela
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Universidade Federal da Paraíba
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Rio de Jeneiro
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Caminhando juntos na direção de creche "Amiga da alimentação saudável"
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Instituto de Nutrição - UERJ
|
Paraíba
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QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE DO HOMEM TRABALHADOR: PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA NAS DOENÇAS E ACIDENTES OCUPACIONAIS
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UFCG
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Mato Grosso
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Desvelando a Educação em Saúde a partir dos movimentos sociais em saúde de Cuiabá - MT
|
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), tendo em vista que sou docente da mesma.
|
Paraíba
|
Curso para formação histórica e política de estudantes universitários na área do SUS
|
Universidade Federal da Paraíba
|
Minas Gerais
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Imagem da Semana
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Faculdade de Medicina e HC- UFMG e Unimed-BH
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Mato Grosso
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diagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis
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Universidade Federal de Mato Grosso
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Rio de Jeneiro
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Ensino de saúde e aprendizagem significativa no ensino fundamental e médio no Rio de Janeiro
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro
|
Roraima
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Saúde e educação nas religiões afrobrasileiras
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Universidade Federal de Roraima - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Terreiro Ylê Axê Yeyé Olomim Olá |
Roraima
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Saúde e educação junto a povos indígenas em Roraima
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Universidade Federal de Roraima
Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena. Parceria entre os cursos Licenciatura Intercultural, Curso Gestão em Saúde Coletiva Indígena e curso Gestão Territorial Indígena. Universidade Federal de Roraima Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteira Universidade Federal de Roraima Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde |
Bahia
|
Promoção da Saúde e Qualidade de Vida em uma comunidade de Salvador-Bahia;
|
Universidade Federal da Bahia
|
Rio Grande do Sul
|
Memórias da Vila Dique
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Grupo Hospitalar Conceição - Serviço de Saúde Comunitária - Unidade de Saúde Santíssima Trindade.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação |
Santa Catarina
|
Educação e humanização em saúde junto aos cuidadores de crianças e adolescentes internados no HUPA e usuários do Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC), a partir de estratégias interativas.
|
Universidade do Vale do Itajaí
|
Pará
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Acolhimento em um Centro de Saúde Escola de Belém-PA: uma experiência de intervenção
|
Universidade do Estado do Pará
|
Pará
|
A PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO PELA COMUNIDADE ASSISTIDA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM SANTA MARIA DE BENFICA BENEVIDES-PA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
|
universidade do estado do pará
|
Pernambuco
|
Caixa Baixa (CBA)
|
Unidade de Saúde Vila Boa Vista - DSVII - Recife PE
|
Pernambuco
|
DANIELA TAVARES GONTIJO
|
ufpe
|
Rio de Jeneiro
|
hortas escolares
|
UERJ
|
Pará
|
Núcleo de Artes e Imanências em Saúde - NARIS
|
Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará
|
São Paulo
|
Educar para o Mundo
|
Universidade de São Paulo - USP
|
Paraíba
|
Educação Popular em Saúde Escolar: reorientando práticas de cuidado e promovendo o protagonismo cidadão em parceria com a comunidade - EDUPFONO
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
|
Paraíba
|
Projeto de Extensão Iandé Guatá
|
Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
|
São Paulo
|
Ações de suporte em saúde e educação matemática à Empreendimentos de Economia Solidária e ao NuMI-EcoSol – São Carlos
|
Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
|
São Paulo
|
Raiane Patricia Severino Assumpção
|
UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
|
Minas Gerais
|
Vivência em Saúde Rural do Centro Acadêmico de Medicina de Macaé II de Abril
|
O projeto foi coordenado pelo Centro Acadêmico de Medicina de Macaé II de Abril, órgão autônomo representativo dos graduandos em medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé.
|
Pará
|
ESTRATÉGIAS ARTÍSTICO-LÚDICAS INTERDISCIPLINARES E MULTIPROFISSIONAIS: ESTIMULAÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS NAS CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO EVOLUTIVA DECORRENTES DE HIPÓXIA NEONATAL.
|
Universidade Federal do Pará
|
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