Experiências apoiadas

COLETIVOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE



ANEPOP - Articulação Nacional de Extensão Popular




PROJETOS, PROGRAMAS E AÇÕES DE EXTENSÃO DA UFPB








Projeto PalhaSUS

Coordenador: Aldenildo Costeira


O PalhaSUS surgiu na Universidade Federal da Paraíba, em 2010, a partir de duas questões pertinentes: A primeira, distanciamento do profissional para com as pessoas no processo de cuidado, atitude influenciada pelo desenvolvimento tecnológico e o modelo médico; a segunda, necessidade de desenvolver o autocuidado dos estudantes em formação, que, em função das diversas pressões acadêmicas (carga horária, volume de conteúdo de aprendizagem, expectativas familiares, da sociedade e de si mesmo) passam a sofrer com mecanismos estressores.
É um projeto de extensão popular no qual a figura central de suas intervenções é o palhaço cuidador, uma mistura da criticidade e irreverência do palhaço e o mais sublime sentimento empático. Caracteriza-se por trabalhar o desenvolvimento da humanização e do autocuidado do futuro profissional de saúde que não é praticado no dia a dia nos ambientes hospitalares, onde, muitas vezes, observamos um atendimento mecanizado e sem a prática da humanização como uma das ferramentas no processo de recuperação dos usuários.
O participante do projeto recebe uma formação em palhaço cuidador, que se dá através da Oficina do Riso. Por meio desta oficina, ocorre uma ampliação da visão de cuidado, em que se passa a enxergar a realidade com olhos mais generosos e humanitários. Depois o extensionista passa a atuar em um dos cenários de prática do projeto. As atuações são dadas em cinco cenários, sendo eles, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Hospital Padre Zé, Hospital São Vicente de Paulo, Complexo psiquiátrico Juliano Moreira e a Instituição de longa permanência Vila Vicentina Júlia Freire.

O papel do palhaço também tem como objetivo ampliar o olhar sobre a promoção de saúde e causar reflexões sobre qual saúde que estamos promovendo, trazendo também um pensamento ao profissional de saúde de que a doença não é a protagonista do ambiente, mas sim, o paciente. Mais do que causar efeitos positivos com o cuidado do palhaço, oferecendo uma atenção especial ao paciente, é importante causar um efeito positivo sobre os profissionais para que estes saibam que não necessariamente a figura do palhaço precisa exercer esse papel, mas sim todos os profissionais daquele cenário de prática, que também podem e devem ser agentes transformadores de saúde.

NEPOPS - Núcleo de Educação Popular em Saúde da Paraíba


PACEPS – Projeto de Articulação dos Coletivos de Educação Popular em Saúde





PPGE/UFPB – Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB 


EXTELAR - Grupo de Pesquisa em Extensão Popular


CINE & MEDICINA - O Uso do Cinema como Estratégia Educativa/Integrativa na Formação Médica


Coordenadora: Dra. Katy Lisias Gondim


Os efeitos terapêuticos da Cannabis são conhecidos desde antes de Cristo, tendo sido descritos na primeira farmacopeia chinesa. Analisando nos dias atuais, muita coisa mudou, o uso medicinal da maconha não acompanhou o desenvolvimento da indústria farmacêutica em decorrência de fatores que fogem à questão científica e adentram nos campos dos preconceitos sociais, dos interesses econômicos e da manipulação de informações.
No momento, muitos estudos começam a demonstrar que a Cannabis tem efeito terapêutico sobre diversas doenças, como a paralisia agitante (mal de Parkinson), esclerose múltipla, câncer, AIDS, entre outras. Em meio a todas as possibilidades terapêuticas da Cannabis, é no tratamento das síndromes epilépticas que tem atualmente sua ação melhor comprovada e difundida pela mídia.
São inúmeros os pacientes que, atualmente, beneficiam-se dos efeitos terapêuticos da planta. Pode-se citar reduções impressionantes no número de convulsões de pacientes refratários a diversos outros tratamentos, redução de dores crônicas, entre outros casos os quais a maconha permitiu a esses pacientes uma melhor qualidade de vida. Porém, ainda existem entraves legais no uso medicinal da maconha que esbarram no preconceito e na falta de informação.Diante dessa perspectiva, o projeto “Cannabis Medicinal: a educação é o melhor remédio e pode salvar uma vida” coordenado pela professora Dra. Katy Lisias Gondim, tem como proposta trazer a conscientização da população por meio da educação, baseada nos achados científicos e na realidade dos pacientes que fazem uso da Cannabis. O objetivo inicial é atingir os futuros prescritores e atuantes na área da saúde, um grupo que por motivos já apontados e por falta de respaldo legal, ainda apresenta certa resistência.
Nesse objetivo as atividades foram iniciadas pela manutenção de um constante processo de aprendizado e atualização, variando entre levantamento sobre plantas nativas e seus efeitos no organismo e estudos mais recentes em publicações internacionais, garantindo aptidão em levar o conhecimento à população. A partir do acúmulo de conhecimentos, foram produzidos materiais informativos, como banners; criou-se a página do Facebook “Cannabis Medicinal – PROBEX UFPB” que, continuamente, leva informação. Além de todas as atividades, o projeto teve, como maior frente, a organização de um ciclo de debates que se consistiu de duas palestras em diferentes centros da UFPB, nelas foram abordados diversos pontos desde o evidenciação dos efeitos terapêuticos da Cannabis e seu funcionamento a nível molecular no corpo humano até questões históricas e legais que tem pesar determinante na realidade atual. 
Após um período de muitas realizações e ações de conscientização, mas sabendo que ainda há muito o que percorrer nessa luta, o projeto Cannabis Medicinal: A Educação é o Melhor Remédio e Pode Salvar uma Vida convida vocês a conhecer o projeto, participar de suas ações e se informar sobre essa causa.

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PEPASF - Projeto de Educação Popular e Atenção à Saúde da Família



SAÚDE, DIREITO E DIVERSIDADE

Coordenador: Alexandre Medeiros

Os direitos considerados universais e inatacáveis são (ou deveriam ser) comuns a todos os seres humanos. Como exemplos, pode-se citar o direito ao respeito, à liberdade de pensamento e à saúde. Tomando como alicerce esse pressuposto, os integrantes do projeto “Saúde, direito e diversidade”, do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba, abordam, discutem e refletem sobre tais garantias dos cidadãos, bem como a ausência delas em certas situações ou a dificuldade que alguns grupos sociais não hegemônicos enfrentam para obtê-las. Além disso, é também tema de discussão do projeto o desenvolvimento (por parte do Sistema Único de Saúde) de estratégias que visam garantir a efetivação dos seus princípios. Organizando ciclos de debates e planejando formas de inserir o assunto abordado nas graduações da área de saúde (desenvolvendo mecanismos pedagógicos), o projeto difunde conhecimento sobre a luta dos movimentos sociais por direitos que deveriam ser garantidos a qualquer um. 
A organização de tais movimentos em suas respectivas lutas, a participação do controle social no SUS visando tornar o sistema mais acessível e o empenho de grupos específicos para conseguirem aquilo que deveria lhes ser básico estão englobados na área de atuação dos extensionistas.Em suma, um projeto novo, ainda dando seus primeiros passos, mas que muito tem a oferecer, visto que o entendimento do direito à saúde como bem incorruptível e o respeito às diferenças e às necessidades individuais são de extrema importância para qualquer um que almeja exercer uma profissão na área da saúde, estando diariamente em contato com os mais diversos tipos de seres humanos, devendo oferecer a todos eles o melhor de si. 




PARA ALÉM DA PSICOLOGIA CLÍNICA CLÁSSICA

                                         Coordenadora: Marísia Oliveira da Silva   
                                     
Para Além da Psicologia Clínica Clássica é um projeto do Departamento de Psicologia vinculado ao Projeto de Educação Popular e Saúde da Família – PEPASF, comportando alunos do curso de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba. Tem o intuito de promover uma formação mais humanizada e consciente das questões sociais e políticas que formam as estruturas da sociedade, buscando construir formas de pensar e fazer Psicologia num âmbito além do modelo clássico de consultório, determinista e elitista.O “Para Além…”, assim como o PEPASF, pauta-se nas correntes teóricas da Educação Popular, tendo como principal nome Paulo Freire, possibilitando-nos pensar criticamente as conjunturas que permeiam as diversas realidades que tomamos consciência durante a vida e ao trabalharmos diretamente com as camadas mais populares da sociedade. O Para Além da Psicologia Clínica Clássica, neste ano de 2016, completou um ano de acolhimento por parte da Comunidade Santa Bárbara, onde atuamos juntamente com o PEPASF, dividindo-nos em duplas formadas por um estudante de Psicologia e outro estudante de curso da área de Saúde ou Pedagogia.Nessas duplas, acompanhamos um ou duas famílias, acolhendo-as, buscando uma escuta sensível, que proporcione um contato mais humanizado e aberto com o indivíduo acompanhado, tendo como resultado, através da troca de saberes, uma maior qualidade de vida para aqueles que são acompanhados e para os que estão acompanhando. Além disso, essas experiências proporcionam uma formação mais crítica e humanizada, características comumente carentes na formação de profissionais que lidam diretamente com a saúde mental, física e a educação de outros. Como em todos os anos, 2016 nos trouxe momentos de grande aprendizado. As nossas reuniões semanais, vão de três a cinco, dependendo das áreas onde cada estudante do projeto faz parte, dentro da conjuntura do PEPASF.
Os extensionistas se dividem entre visitas domiciliares e grupos de cuidados de mulheres e crianças. Através disso foi possível que construíssemos grandes debates entre nós, extensionistas, e entre a comunidade. A compreensão de como a conjuntura política nacional transforma a nossa vivência, e outros acontecimentos específicos, nos mostraram a concretude das realidades díspares da sociedade. Isso vem transformando o nosso pensar da formação que queremos e principalmente na atuação que procuramos ter, estando cientes do nosso compromisso com o popular.
O Para Além da Psicologia Clínica tem reuniões nas quartas, onde discutimos entre nós, alunos do PEPASF do curso de Psicologia, questões mais pessoais abordadas dentro da comunidade em nossas visitas, sob mediação da professora e coordenadora do projeto, Marísia Oliveira da Silva, trazendo reflexões e trabalhando conosco nossas perspectivas sobre a vivência na comunidade, e de que modo ela se transforma. A abordagem que norteia a Psicologia dentro do PEPASF é a Humanista de Carl Rogers, que tem como alguns preceitos, a visão não determinista do indivíduo, que o limita a seus sofrimentos, mas entendendo-o como um sujeito com potencial para o crescimento, para um caminho mais autêntico de vida, ciente e construtor de sua própria história. 
Neste ano de 2016, o Para Além da Psicologia recebeu novos integrantes, conquistou a confiança e o acolhimento de novas famílias a serem acompanhadas na comunidade, empreendeu novos debates acerca da formação que esperamos, construiu afetos. Também realizou o “casamento”: uma cerimônia simbólica entre a comunidade e os extensionistas, onde nós pactuamos um compromisso com o projeto, com a Educação Popular e com as famílias que acompanhamos.


ENFERMAGEM NA COMUNIDADE

Coordenadora: Dra. Patrícia Serpa de Souza Batista

Trata-se de um projeto de extensão popular da Universidade Federal da Paraíba que tem por objetivo desenvolver práticas de saúde com as famílias e comunidades na perspectiva da Educação Popular, além de prestar assistência a indivíduos que necessitam de cuidados específicos de enfermagem.O projeto atua na comunidade Santa Bárbara, em João Pessoa (PB), e tem como integrantes estudantes dos cursos de enfermagem, tanto técnicos quanto bacharelandos e enfermeiros formados. Constituem atividades do projeto: a busca ativa de famílias com indivíduos que necessitam de cuidados de enfermagem; visitas domiciliares por duplas ou trios de estudantes a essas famílias, onde são realizados os cuidados de enfermagem e as trocas de saberes; reunião semanal nas quais casos são discutidos e avaliados e ações são planejadas. Este projeto também realiza visitas e ações comunitárias de forma interdisciplinar, em conjunto com estudantes de variados cursos do projeto PEPASF e do Para Além da Psicologia Clínica, os quais atuam na mesma comunidade. Essa abordagem metodológica, fundamentada em Paulo Freire, caracteriza um processo de formação horizontal, no qual todos possuem um saber a ser compartilhado, independentemente do grau intelectual, não sobrepondo o conhecimento científico ao popular, possibilitando a geração de vínculo e a troca de saberes entre os estudantes, professores e comunidades
As contribuições recebidas por todos os envolvidos são a promoção da saúde, produção do conhecimento novo, a transformação do pensamento, a desconstrução de preconceitos, o empoderamento popular que é a base para a formação da consciência crítica individual e através dela estudante que reflete seu processo formativo. 
Tal modelo de formação facilita a união de forças populares, criando representações e coletivos que emanam da própria comunidade, adquirindo, assim, autonomia de lutar pelos direitos coletivos e individuais. Além das contribuições para a sociedade, o projeto traz contributos para a formação social, reflexiva, política e humana dos futuros profissionais de enfermagem, mudando o quadro atual da maioria que atua nos serviços privados e públicos de saúde. Necessita-se de mais iniciativas de Educação Popular para que as desigualdades sociais e os descasos com a saúde pública venham a ser combatidos pela própria população, esta empoderada e politizada. Tal realidade existirá a partir de iniciativas não apenas da extensão universitária mas também de outros aparatos sociais, como igrejas, escolas e movimentos sociais.




PROJETOS, PROGRAMAS E AÇÕES DE EXTENSÃO EM TODO O PAÍS


Estado em que é realizado
Nome do projeto
Instituição coordenadora do projeto
Paraíba
Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB)
Universidade Federal da Paraiba
Mato Grosso do Sul
Rastreamento, conscientização e educação sobre a Doença Renal Crônica (DRC) na população idosa no município de Dourados, MS
Universidade Federal da Grande Dourados
Santa Catarina
Proposta de assistência de enfermagem a portadores de doenças crônicas não transmissíveis: hipertensão arterial e diabetes mellitus
não é o caso
Paraíba
Projeto Vidas Paralelas
Universidade Federal da Paraíba e Universidade de Brasília
Paraíba
Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR
É um grupo de pesquisa, credenciado ao CNPQ. Está vinculado à Universidade Federal da Paraíba.
Paraná
Atuação Interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde
Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
Rio Grande do Sul
Liga de Educação em Saúde
Universidade Federal do Rio Grande
Paraíba
Título: Produção orgânica de camarão junto à comunidade pesqueira da Penha
Universidade Federal da Paraíba
Paraíba
PalhaSUS
Universidade Federal da Paraíba
Paraíba
Fisioterapia na Comunidade
Universidade Federal da Paraíba
Paraíba
Criação de aves caipiras: uma alternativa para geração de trabalho e renda para as comunidades rurais
As associações de moradores;
Paraíba
O conhecimento da Toxicologia e a prevenção de intoxicações na população de João Pessoa (PROBEX).  e Atividades educativas no âmbito da Toxicologia para a população de João Pessoa (FLUEX)
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFPB
Paraíba
Curso de Formação de Extensão Popular
Universidade Federal da Paraíba
Bahia
Rogerio Reis Benedito
Faculdade AGES
Sergipe
 literatura de cordel na saúde popular
Não tenho instituição
Sou acadêmica de Enfermagem e escrevo e espalho os panfletos e livretos por desejo de mudança.   Mas infelizmente são poucas às pessoas que valorizam a cultura nordestina, assim eu tenho alguns colaboradores.
Sergipe
Semana de Recepção aos Calouros
Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Federal de Sergipe
Paraíba
Rede Educativa, Empreendedora e Colaborativa no Secretariado (RECOSEC)
UFPB (Campus IV)
Rio Grande do Sul
pedagogia freireana:educomunicacao popular do campo
Unipampa campus sao borja
Espirito Santo
PROJETO ESCOLA SAUDÁVEL
Universidade Federal do Espírito Santo.
Santa Catarina
DANIELI ARSEGO ORO
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Santa Catarina
         SUSTENTABILIDADE: Neutralização e destino útil a resíduos orgânicos gerados em processos agroindustriais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)
Rio Grande do Sul
Projeto Girassol : ações direcionadas a promoção do desenvolvimento infantil
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Paraná
Fronteira Intercultural
Unila
Paraná
VISITAS PROGRAMADAS
UNILA
Paraná
Entendendo os fenômenos da
Universidade Federal da Integração Latino Americana
Paraná
Panambi - Alai Garcia Diniz
Universidade Federal de Integraçao Latino-Americana.
Rio Grande do Sul
Jeferson Luís Lopes Goularte
Universidade Federal do Pampa
São Paulo
Intersetorial Jardim Bassoli
Os coordenadores do projeto são profissionais da Cáritas Campinas, Caps III Integração e do Orçamento Participativo.
Mato Grosso
PROJETO XINGU
PROJETO XINGU, DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - UNIFESP
São Paulo
Envelhecer com Arte
Universidade Federal de São Paulo
São Paulo
PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA BAÚ DE HISTÓRIAS - CONHECENDO O COMPORTAMENTO LÚDICO DE CRIANÇAS ATRAVÉS DA BRINCADEIRA DE CONTAR E CONSTRUIR HISTÓRIAS INFANTIS
Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista
Paraná
O Luto e suas Interfaces
Universidade Federal do Paraná
São Paulo
“Mapeamento de Práticas Populares de Saúde de São Carlos” –  MAPEPS
Universidade Federal de São Carlos
Rio Grande do Sul
O que como determina minha saude
Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional
Santa Catarina
ASSISTENCIA SOCIAL E SAUDE AO AGRICULTOR
FMDR 25 DE JULHO
Rio de Jeneiro
Impactos Ambientais e à Saúde do COMPERJ no município de Itaboraí/RJ: uso de tecnologia educacional para empoderamento de atores da educação e graduandos de Enfermagem
Universidade Federal Fluminense
Escola Nacional de Saúde Pública/ FIOCRUZ
Minas Gerais
Inclusão Digital para a ação social - Movimento em Rede
Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas
Paraíba
SEOP - Serviço de Escuta e Orientação Psicossocial: Projeto de vida e trabalho
Universidade Federal da Paraíba
Núcleo de Estudos Psicossociais da Exclusão/Inclusão e direitos humanos em parceria com a clínica escola de psicologia
Rio de Jeneiro
ABORDAGEM DO TABAGISMO FEMININO EM ESPAÇOS POPULARES: expandindo-se ações estratégicas compartilhadas de prevenção  em um enfoque de gênero
IESC/UFRJ
Paraná
Boas práticas de manipulação/fabricação e rotulagem de produtos alimentícios
UFFS.
Rio Grande do Sul
PROGRAMA DE EXTENSÃO PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - CAMPUS URUGUAIANA
Sergipe
Projeto de Extensão de Práticas Integrativas de Saúde em Sergipe
MOPS-SE
Universidade Federal de Sergipe
Rio Grande do Sul
Geosaúde
IFRS
Rio Grande do Sul
Educação e prevenção como fatores de promoção de saúde para comunidade escolar do IFRS - Câmpus Rio Grande
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Rio Grande
Paraná
ORGANIZAÇÕES COOPERATIVAS E AGENTES COMUNITÁRIOS: ESTRATÉGIA DE AÇÃO PARA SEGURANÇA ALIMENTAR E COMBATE À POBREZA
Universidade Estadual de Maringá  - UEM
Paraná
Rio Grande do Sul
Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS
Rio Grande do Sul
PROGRAMA ILHAS DO CONHECIMENTO
UFRGS
Mato Grosso
“SABERES E PRÁTICAS DO CUIDADO: SUJEITOS E DIÁLOGOS”
Universidade Federal de Mato Grosso
Paraná
Formação de professores em alimentação e nutrição para o ensino fundamental nas escolas municipais do sudoeste do Paraná.
Universidade Federal da Fronteira Sul
Pernambuco
REORIENTAÇÃO  UNIV.  COM  EDUCAÇÃO  POPULAR  EM  SAÚDE  USANDO  A  ARTE  NA  MEDICINA.
UFPE/UPE/UPAC
Distrito Federal
COMO ANDA A SAÚDE DO HOMEM NO PARANOÁ? OUVINDO A VOZ DE HOMENS NA SUA COMUNIDADE
Universidade de Brasília.
Alagoas
CIDADANIA VIVA
CONAM BRASIL
FAMECAL
CMP/AL
Rio de Jeneiro
Amamentação Direito de todos- começando na Infância
Amigas do Peito- grupo de mães que apóia  a amamentação
Minas Gerais
Cuida-me: abordagem à pessoa com úlcera crônica
Universidade Federal de São João del-Rei/Campus Centro Oeste Dona Lindu em Divinópolis
Minas Gerais
Grupo artesanato "Cuidarte"
Não aplica.
Minas Gerais
Poço Limpo Sete Lagoas: Conscientização para a adequada utilização de água retirada de poços na cidade de Sete Lagoas - MG
Universidade Federal de São João Del-Rei - Campus de Sete Lagoas
Rio de Jeneiro
Telessaúde UERJ
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Minas Gerais
Bem cuidar
Universidade Federal de São João del Rei - CCO
Ceará
Maria Alzete de Lima
Universidade federal do Piauí
Bahia
percepção da equipe de enfermagem da proposta de acolhimento a gestante na rede cegonha
faculdades unidas de pesquisa ciências e saúde
Piauí
Yúla
Universidade Estadual do Piauí
Rio de Jeneiro
ODONTOLOGIA MÉDICA
Faculdade de Odontologia da UERJ
Rio de Jeneiro
Revitalização dos Conselhos da Região Norte e Noroeste do Estado do RJ
Este projeto foi coordenado pela Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos RJ
Obs: Este projeto foi financiado pelo Ministério da Saúde e já ocorreu a prestação de contas.
Roraima
PROGRAMA DE METACONTINGÊNCIA CÃOAMÉ
UFRR
Bahia
Educação Popular, Saúde e Cidadania
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Jequié, Departamento de Saúde 2.  - Professora Mestre Ivone Gonçalves Nery (coordenadora), professora Mestre e Doutoranda Valéria Alves da Silva Nery (vice coordenadora) e acadêmico Rômulo 
Piauí
PROJETO CUIDANDO DO CUIDADOR “SuPeRa”
Universidade Estadual do Piauí
Piauí
PROJETO “TÔ NA PAZ”
Universidade Estadual do Piauí
Piauí
PROJETO SAÚDE DO HOMEM “EU SOU O CARA”
Universidade Estadual do Piauí
Minas Gerais
Sistema de Saúde e Educação: estreitamento do laços e ações conjuntas (Laços e Ações)
A coordenação está a cargo do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS) , do Departamento de Psicologia da UFSJ.
Minas Gerais
CAPACITAÇÃO SOBRE CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DIABETES PARA OS USUÁRIOS DO CENTRO DE SAÚDE VENDA NOVA
Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais
Minas Gerais
CONTRIBUIÇÕES PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO CENTRO DE SAÚDE VENDA NOVA
Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais
Minas Gerais
CONTRIBUIÇÕES PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE BIOSSEGURANÇA DO CENTRO DE SAÚDE VENDA NOVA
Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais
Roraima
Programa de Elaboração de projetos e Captação de Recursos Federais
Universidade Federal de Roraima - UFRR.
Paraíba
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE DO TRABALHADOR - PEPST
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Paraíba
PEPASF
UFPB
Paraíba
Articulação dos coletivos de saúde
É gestado de modo coletivo.
Paraíba
Aquarela
Universidade Federal da Paraíba
Rio de Jeneiro
Caminhando juntos na direção de creche "Amiga da alimentação saudável"
Instituto de Nutrição - UERJ
Paraíba
QUALIDADE DE VIDA NA SAÚDE DO HOMEM TRABALHADOR: PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA NAS DOENÇAS E ACIDENTES OCUPACIONAIS
UFCG
Mato Grosso
Desvelando a Educação em Saúde a partir dos movimentos sociais em saúde de Cuiabá - MT
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), tendo em vista que sou docente da mesma.
Paraíba
Curso para formação histórica e política de estudantes universitários na área do SUS
Universidade Federal da Paraíba
Minas Gerais
Imagem da Semana
Faculdade de Medicina e HC- UFMG e Unimed-BH
Mato Grosso
diagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis
Universidade Federal de Mato Grosso
Rio de Jeneiro
Ensino de saúde e aprendizagem significativa no ensino fundamental e médio no Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Roraima
Saúde e educação nas religiões afrobrasileiras
Universidade Federal de Roraima - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Terreiro Ylê Axê  Yeyé Olomim Olá
Roraima
Saúde e educação junto a povos indígenas em Roraima
Universidade Federal de Roraima
Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena. Parceria entre os cursos Licenciatura Intercultural, Curso Gestão em Saúde Coletiva Indígena e curso Gestão Territorial Indígena.

Universidade Federal de Roraima
Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteira

Universidade Federal de Roraima
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Bahia
Promoção da Saúde e Qualidade de Vida em uma comunidade de Salvador-Bahia;
Universidade Federal da Bahia
Rio Grande do Sul
Memórias da Vila Dique
Grupo Hospitalar Conceição - Serviço de Saúde Comunitária - Unidade de Saúde Santíssima Trindade.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
Santa Catarina
Educação e humanização em saúde junto aos cuidadores de crianças e adolescentes internados  no HUPA e usuários do Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica na Unidade de Saúde Familiar  e Comunitária (USFC), a partir de estratégias interativas.
Universidade do Vale do Itajaí
Pará
Acolhimento em um Centro de Saúde Escola de Belém-PA: uma experiência de intervenção
Universidade do Estado do Pará
Pará
A PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO PELA COMUNIDADE ASSISTIDA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM SANTA MARIA DE BENFICA BENEVIDES-PA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
universidade do estado do pará
Pernambuco
Caixa Baixa (CBA)
Unidade de Saúde Vila Boa Vista - DSVII - Recife PE
Pernambuco
DANIELA TAVARES GONTIJO
ufpe
Rio de Jeneiro
hortas escolares
UERJ
Pará
Núcleo de Artes e Imanências em Saúde - NARIS
Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará
São Paulo
Educar para o Mundo
Universidade de São Paulo - USP
Paraíba
Educação Popular em Saúde Escolar: reorientando práticas de cuidado e promovendo o protagonismo cidadão em parceria com a comunidade - EDUPFONO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
Paraíba
Projeto de Extensão Iandé Guatá
Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
São Paulo
Ações de suporte em saúde e educação matemática à Empreendimentos de Economia Solidária e ao NuMI-EcoSol – São Carlos
Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
São Paulo
Raiane Patricia Severino Assumpção
UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
Minas Gerais
Vivência em Saúde Rural do Centro Acadêmico de Medicina de Macaé II de Abril
O projeto foi coordenado pelo Centro Acadêmico de Medicina de Macaé II de Abril, órgão autônomo representativo dos graduandos em medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé.
Pará
ESTRATÉGIAS ARTÍSTICO-LÚDICAS INTERDISCIPLINARES E MULTIPROFISSIONAIS: ESTIMULAÇÃO DE HABILIDADES SENSÓRIO-MOTORAS NAS CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO EVOLUTIVA DECORRENTES DE HIPÓXIA NEONATAL.
Universidade Federal do Pará





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