O
Seminário Nacional de Educação Popular na Formação em Saúde, foi realizado em
João Pessoa, Paraíba, de 10 à 13 de dezembro de 2014. O objetivo foi discutir as
possibilidades de reorientação da formação em saúde a partir da educação popular.
Os organizadores
partiram da premissa de que o Sistema Único de Saúde tem buscado implantar e
disseminar novos modelos de assistência mais adequados à realidade cultural e
social da população brasileira e que não se restrinjam ao tratamento de avarias
de órgãos lesados dos corpos, mas buscando a integralidade, a promoção da saúde
e o enfrentamento dos determinantes sociais dos problemas de saúde. Um dos
principais entraves tem sido o perfil da maioria dos profissionais de saúde
disponíveis socialmente, formados de forma bastante voltada para o modelo
biomédico. Mas há também muitos trabalhadores que vêm desenvolvendo práticas
assistenciais muito inovadoras na perspectiva buscada pelo SUS, sendo várias
delas orientadas pela Educação Popular. Porém, não basta alguns trabalhadores
saberem desenvolver estas práticas; é preciso que este saber se generalize no
sistema de saúde.
A recente valorização de
metodologias ativas e problematizadoras no ensino em saúde tem ampliado espaço
para presença da Educação Popular nesses processos de formação profissional,
mas de um modo pouco crítico, em que pouco se discute sobre as diferenças entre
as diversas perspectivas pedagógicas que enfatizam estas metodologias. A maior
tradição da Educação Popular de priorizar as práticas pedagógicas junto à
população e seus movimentos sociais, em contextos pedagógicos informais, tem
ainda dificultado a sua aplicação no campo da formação em saúde.
O Ministério da Saúde tem apoiado
mudanças nos processos de formação profissional, seja nas universidades, seja
nas secretarias de saúde. A Política Nacional de Educação Popular em Saúde
aponta para a potência da Educação Popular em contribuir para esta mudança na
formação, mas pouco se tem pesquisado, discutido e divulgado sobre os caminhos
de aplicação da Educação Popular nos espaços mais formais de ensino. O
Seminário foi pensado pelo movimento de Educação Popular em Saúde para pensar
estratégias de ampliação da presença da Educação Popular e avaliar sua
contribuição na reorientação da formação na saúde e difusão destes
conhecimentos e experiências.
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