Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (ENEC)


O Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária (PIAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB desenvolveu, historicamente, em parceria com: 

1) a Assessoria de Grupo Especializada Multidisciplinar em Tecnologia e Extensão (AGEMTE); 

2) as Executivas Nacionais de Cursos da Área de Saúde 

3) Centros e Diretórios Acadêmicos de Saúde de todo Brasil

os Estágios Nacionais de Extensão em Comunidades (ENEC) como alternativas de formação estudantil em espaços de inclusão social das classes populares, ao mesmo tempo que busca favorecer a melhoria da qualidade do ensino como alternativas de formação estudantil em espaços de inclusão social das classes populares, inserindo nas comunidades estudantes da área de saúde e afins na perspectiva de junto com as comunidades identificar alguns dos problemas existentes no SUS e procurar formas e estratégias de encaminhamento de soluções para os mesmos.



Desenvolvidos desde 2002, os estágios têm propiciado aos estudantes impactos ao longo de suas vidas acadêmicas com um crescimento significativo na formação profissional e enquanto sujeitos sociais.

Diante do que já foi construído, o ENEC se apresenta como uma estratégia para implantação de programas e projetos de extensão, possuindo como resultados o compromisso e a articulação com a Educação Popular em Saúde voltada para grupos sociais de todo o Brasil. 

De forma contínua pode-se estabelecer um elo entre a academia e as comunidades populares, respaldando o conhecimento popular e o conhecimento científico na saúde, fortalecendo cada vez mais os movimentos sociais e a promoção da cidadania.

No ENEC a vivência estudantil não se dá primordialmente pela lógica dos serviços institucionais de saúde mas centralmente pelo olhar dos grupos populares e suas práticas, a partir do lugar de seus anseios, lutas e desafios cotidianos. 

Nessa medida o compromisso pedagógico está na perspectiva da Educação Popular e do projeto democrático popular, articulando os pilares pesquisa, ensino e extensão e abrangendo na vivência um espaço de aprendizado singular na formação estudantil universitária em saúde. Tal proposta está sistematizada pelo conceito de Extensão Popular, por José Francisco de Melo Neto e difundida pela Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP), um trabalho social útil com a intencionalidade de transformação, direcionado aos setores sociais excluídos e que se realiza no conjunto das tensões de seus participantes em ação e da realidade objetiva. 

Veja os vídeos dos Estágios de Vivências promovidos pelo ENEC e pelo VEPOP-SUS desde 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário