Cursos de Formação

O projeto de pesquisa e extensão VEPOP-SUS apoia ações, atividades, cursos, oficinas e demais espaços de formação em Educação Popular no campo da Extensão Universitária, tanto aquelas iniciativas formativas mantidas pela própria equipe do VEPOP-SUS, como atividades e iniciativas coordenadas por entidades, projetos e programas institucionais parceiros do VEPOP-SUS.


RELAÇÃO DE CURSOS PROMOVIDOS PELO VEPOP-SUS OU COM APOIO DO VEPOP-SUS


Cursos coordenados pela Coordenação de Educação Popular da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB

  • Curso de Formação em Educação Popular hoje: desafios e alternativas (2014) - total de 12 (doze) aulas, com co-gestão da Linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação, na UFPB;
  • Curso de Formação em Educação Popular (2013/2014) - total de 30 (trinta) aulas, na UFPB;
  • Extensão Popular: teoria e prática (2014) - total de 10 (dez) aulas, na UFPB;
  • Movimentos Populares e Práticas Sociais Emancipadoras (2014) - total de 15 (quinze) aulas, com co-gestão da Linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação, na UFPB;

Curso coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com apoio da SGEP/MS, via PNEPS-SUS
  • Curso Formação Histórico-Política de Estudantes da Área de Saúde (turma do Estado da Paraíba, no âmbito da UFPB) (2014).

Cursos coordenados pelo Programa de Extensão PINAB (DPS/CCM e DN/CCS/UFPB)
  • Educação Popular na Universidade (2015), com 10 aulas, na UFPB.
  • Práticas de Educação e Promoção da Saúde (2015), com 10 aulas, em parceria com uma disciplina, de mesmo nome, no Curso de Graduação em Medicina, na UFPB.

Cursos coordenados pela equipe do ENEC - Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (DPS/CCM e DN/CCS/UFPB)
  • Curso de Práticas Integrativas (2014/2015), com 30 aulas, no Hospital Geral de Mamanguape. 

  • Curso de Práticas Integrativas (2015), com 30 aulas, no Complexo Hospitalar Psiquiátrico Juliano Moreira.


REGISTROS AUDIOVISUAIS DE CURSOS, OFICINAS E ATIVIDADES FORMATIVAS

Movimentos Populares e Práticas Emancipadoras (Curso de extensão)  
https://www.youtube.com/watch?v=BXPjynCqoZ0 

Educação Popular na Formação (Curso de Extensão Popular)           https://www.youtube.com/watch?v=J0UOO4p9eD0

Educação Popular e Movimentos Sociais (Curso de Extensão em Educação Popular)    https://www.youtube.com/watch?v=Xt5gNOKP3O8

Movimentos Populares e Práticas Sociais Emancipadoras / Tema: Movimento Negro (Curso de Extensão) https://www.youtube.com/watch?v=uOJe2nbvObo

Educação Popular e Criatividade: Caminhos para a Extensão Popular (Curso de Extensão Popular)       

Promoção da leitura por meio da Biblioteca Popular - (Curso de Extensão Popular: teoria e prática)         

Extensão Popular em comunidades quilombolas (Curso Extensão Popular: teoria e prática)       https://www.youtube.com/watch?v=kaQF3AyNxmM

Avaliação em Políticas de Extensão  (Curso Extensão Popular: teoria e prática)  

Multidisciplinaridade no Contexto do Desenvolvimento Rural (Curso Extensão Popular: teoria e prática)

Extensão, Participação Popular e Movimentos Sociais Populares no Brasil (Curso Extensão Popular: teoria e prática)   

Avaliação da Aprendizagem (Curso Extensão Popular: teoria e prática)       https://www.youtube.com/watch?v=j7ul1cWVDTo


Outros cursos apoiados 


Oficina preparatória para organização da 4ª Mostra Nacional de Experiências e Reflexões em Extensão Popular;

Oficina de planejamento para o Seminário de Educação Popular na Formação Universitária em Saúde;

MOPS/ANEPS-PB: Vivência no Acampamento Wanderley Caixe – Caaporã;

MOPS/ANEPS-PB: Vivência no Acampamento Nova Esperança – Caaporã;

MOPS/ANEPS-PB: Visitas aos municípios de Guarabira e Bananeiras, além do Centro de Práticas Integrativas Equilíbrio do Ser (Cepics), Sede da Rede Cunhã, Sede do Movimento Lilás (MEL) e Sede do Bamidelê;

MOPS/ANEPS-PB: curso com 04 (quatro) encontros realizados em parceira com o Centro de Práticas Integrativas Equilíbrio do Ser (Cepics) (Curso de Terapeutas Populares em Práticas Integrativas);

Nenhum comentário:

Postar um comentário